segunda-feira, março 10, 2008

Da alma dos gatos


há um verde de sabedoria intensa
que atravessa penumbras do meu espaço
através do olhar da minha gata

- que não é minha
pois só ela se possui –

(…)

deve ser bom ser-se gato
olhar e ver através de um mutável olhar todo verde
a ironia ou o desencanto a escoarem-se
pela ponta da cauda
sem permanecerem viciosas por baixo da pelagem
ronronar sempre que nos apetecer

e
ainda assim
permanecer sempre gato

inexorável e intransigentemente gato.


Jorge Castro

19 comentários:

as velas ardem ate ao fim disse...

Alma pura a dos animais!

bjo

Joana Roque Lino disse...

ainda assim, permanecer gato, ainda assim, permanecer. um beijinho.

Joana Roque Lino disse...

ainda assim, permanecer gato, ainda assim, permanecer. um beijinho.

Isamar disse...

Deve ser bom ser gato. Eu gosto muito deles pela sua independência e autonomia.

Beijinhosssss

Anônimo disse...

Não é o meu animal preferido, mas gosto muito de gatos. Deve ser muito bom ter vida de gato quando se não é gato vadio... Pois esses coitados, doenças e fome é coisa que não lhes falta. Não me parece que seja forma de levar a vida...

Bjo de boa semana...

PS: foto bonita... Colorida!

Laura Ferreira disse...

eu sou das tais que compreendo estas coisas das almas dos animais porque tenho duas gatas com alma...

alexandrecastro disse...

aprecio gatos. mas mesmo que assim não fosse, apreciei o seu texto.
bj

Paula Calixto disse...

Tenho UM gato igualzinho ao dessa imagem! (((:

Lindos dizeres!!! Até nos animais a gente se reflete, né?!

Bem, então como diz num filme reflexivo:

"Até a outra vida, quando formos gatos". E, por enquanto, até breve nesta. (;

Beijos e vou te linkar, ok? (;

osátiro disse...

Ainda por cima têm sete vidas...

ROSASIVENTOS disse...

o meu sopro: que há-de o meu sopro fazer de mim que gostaria tanto de ter penas e ser leve

etéreo

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Maria Laura, lindo gatinho amiga... Adorei poder vê-lo.
Beijinhos de carinho e amizade.
Fernandinha

Manuel Veiga disse...

são soberbos. os gatos. na paisagem. dos telhados.

un dress disse...

arrasadores de beleza e

expressividade!!






BEIJO

Isabel disse...

Tens toda a razão, também sinto toda essa sabedoria no olhar da minha gata... minha não, da gata que vive em minha casa como já disse num post anterior.

Também acho que deve ser bom ser-se gato.

Ainda assim gosto de ser pessoa e mulher, mulher por vezes com alma de gato.

Um grande beijo

Isabel

as velas ardem ate ao fim disse...

Um bjinho

Mar Arável disse...

Dos gatos a independencia

merece respeito

Não deviam ter donos

e não falo só por mim

bjs

Anônimo disse...

Os gatos se não fossem gatos poderiam ser como poetas, estão sempre em si, e ao mesmo tempo nos outros!
Aorei essa imagem, linda .

Beijos:P

Germano Viana Xavier disse...

Esse felino guarda consigo uma atmosfera gigantesca de mistério e segredo... Será que o verce olhar não perscruta a alma do dono também? E não é ele e ele, ao mesmo tempo?

Beijos, Maria!
Aparece...
Germano

M. disse...

Serão enigmáticos?...