domingo, novembro 25, 2007

Ver é estar distante



De repente estou só no mundo. Vejo tudo isto do alto de um telhado espiritual. Estou só no mundo. Ver é estar distante. Ver claro é parar. Analisar é ser estrangeiro. Toda a gente passa sem roçar por mim. Tenho só ar à minha volta. Sinto-me tão isolado que sinto a distância entre mim e o meu fato. Sou uma criança, com uma palmatória mal acesa, que atravessa, de camisa de noite, uma grande casa deserta. Vivem sombras que me cercam - só sombras, filhas dos móveis hirtos e da luz que me acompanha. Elas me rondam aqui ao sol, mas são gente.


Bernardo Soares


Só ar. Como um sopro. Por vezes as sombras até são bem vindas.

10 comentários:

Joana Roque Lino disse...

Sabes, Maria Laura,
Para mim, ver não implica necessariamente estar distante. Esse sentimento acontece onde quer que te encontres "com a tua alma". Ver pode querer significar, por vezes, estar bem perto, no centro, bem presente e consciente, é estar "aqui"... beijo!

un dress disse...

é tanto e tão bom às vezes respirar
apenas,

ser...silêncio.

e depois sim haverá o momento do grito.

chegará quando chegar...




:)beijO

Manuel Veiga disse...

são as sombras que deixam lastro. como espectros que nos acompanham de mão dada...

Gi disse...

É quando nos despojamos de tudo o que sabemos , tudo o que damos como facto adquirido , quando saímos de nós (o ver do alto que ele fala) que crescemos como gente. Que encontramos o verdadeiro "eu". O ser. Bernardo Soares tinha uma forma muito especial , muito espiritual de escrever ... convém sempre fazer uma 2ª leitura :)
um beijinho grande

carpe diem disse...

No fim estamos todos sós, entregues a nós mesmos... Esse senhor sabia do que falava :)...

Obrigada pela visita...

Melga do Porto disse...

As sombras assustam-me.
São tantas as que nos rodeiam
Que por vezes e infelizmente, até me assusto com a minha.
Nessas alturas respiro fundo e procuro a minha.
Só então fico calmo.
:)

Vitor disse...

As sombras são aquilo que nos acompanha...
os berros em silêncio, aquilo que nos queriamos dizer e não conseguimos...por isso muitas vezes escrevemos...

Abraço

Rui Caetano disse...

Ver é estar na distância do que nos afecta, sentir o silêncio a nos corerr no rosto é um dom que nos pode trazer novidades de pensamento.

Fragmentos Betty Martins disse...

Olá Maria




_________um texto completo__________muito bem escolhido





__________a sombra





é________"aquela"









que nunca





nos deixa____________...






beijO c/ carinhO
bSemana

Anônimo disse...

o olhar alongado, a distância favorece a perspectiva!