domingo, julho 13, 2008

Saudades




Tenho saudades hoje
De coisas simples

Um bocado de corda p´ra saltar
Dois berlindes
Um aro de bicicleta e um ferro
Um carro de linhas, sabão, elástico
Um prego grande
Uma meia velha cheia de trapos
Um grão-de-bico um pedacinho de tecido
Um biscoito frito
O doce na côdea humedecida na boca
Uma fita vermelha no pescoço

Hoje tenho saudades dessas e doutras
Simples… simples coisas

Um cabelo entrançado em duas
Um bibe branco…a mala de cartão
O cheiro de borracha e tinta
O quadro de artista plástico
Num mata-borrão
E no papel dobrado em dois
As formas fabulosas dum borrão

Hoje as saudades crescem-me
Saudades de coisas simples
As coisas afinal que me deste…vida

O cheiro que a terra tinha então
O sabor diferente em cada fruto
Joelhos esfolados lambidos a cuspo
A cópia rigorosa da caligrafia
A caneta de aparo
O tinteiro de loiça no buraco
O beijo trocado no banco do quintal
A cama de ferro de lençóis de linho
A palha solta do colchão riscado
Aquela tarde que não acabava
O verde mais verde que havia num prado

Hoje, nem eu sei…
Ficou-me uma saudade…

Do mar que era de cheiro intenso
Das covas de areia até ficar tapado
A bicicleta com dois, três e quatro
E a lama…a terra suja no vestido
E o vento molhando de maresia
E a chuva trespassando a alma
E os rios que corriam devagar
E os rios sempre quase parados

Hoje, se continuo assim escrevendo
Hoje rebento de saudades


18 comentários:

Manuel Veiga disse...

saudades que alimentam
gostei. muito.

Laura disse...

Minha querida! tocaste cada fibra do meu ser e renovaste a minha saudade de sempre...Os tempos lindos da infância, a nossa meninice onde nada faltava e nem fomos habituados a estragar como se faz agora com as crianças... A familia, os amigos de todos os dias, e como eu andei de terra em terra, aprendi mais sobre culturas e gentes, é certo, mas tenho mais saudade para lembrar, mais escolas, mais amigos, mais trabalhos pelo mundo...e a saudade está sempre quentinha em mim e no meu silêncio lembro de quase todos e revisito os meus bancos de escola...Um belo tema para um post mais tarde...
Um beijinho nina e já somos duas lauras...

Anônimo disse...

que lindo o teu poema... também eu fiquei com saudades!
bjs

Pedro Branco disse...

A saudade é uma voz eterna no peito. Em tons de ilha. Beijo.

Anônimo disse...

saudade...o que mais sentimos e já no primeiro verso dizes tudo. um poema de muita sensibilidade, que nos remete a muitos pensares e viveres. belíssimo. abraços.

Secreta disse...

São tão complicadas as saudades ...
Beijitos.

mundo azul disse...

...e são sempre os detalhes mais simples, que acordam nossas recordações!
É lindo o que você escreveu...Gostei muito das suas saudades!

Beijos de luz!!!

Patrícia disse...

Por vezes, dou por mim cheiinha de saudades dos meus brinquedos de pequenina !

Beijinho *, ( quem me dera a mim, poder voltar atras xD )

Pandora disse...

Até eu ao ler-te fiquei com o gosto da saudade em mim...
beijinhos

R. Sant'Anna disse...

Saudades temos e sempre teremos.
Das coisas que foram e das coisas que vão...

Abraços

bettips disse...

Ah...se ao menos soubéssemos tecer como Penélope,
até à chegada dum desejo cumprido...
Todos os poemas e todas as poesias seriam um tecido
da cor e tamanho do céu!
Bjinho
(não sei porque saiu "assim..." são as tais saudades rebentadas em "águas")

Kênia Garcia disse...

A saudade faz parte e quando boas, trazem excelentes lembranças.

Beijo!

Luna disse...

Que saudades me fizeste sentir dessas coisas simples

beijinhos

Anônimo disse...

Para palavras assim não há palavras...
Lindo!!!
Beijo

~pi disse...

não rebentas: como balão

vermelho

amarelo balão redondo

acima das casas:

a regres s ar




~

Maria Oliveira disse...

A poesia é uma catarse para os nossos sentimentos... mas também os enaltece!

Adorei os poemas!

Abraço

Nilson Barcelli disse...

Belo poema.
Não conheço a autora, mas ela escreve muito bem.

Beijinhos.

Mateso disse...

"...Hoje tenho saudades dessas e doutras
Simples… simples coisas..."
Um recordar... um sentir... uma meninice... que bem me soube!
Obrigada.
Bj.